TRANSFERIR O CRÉDITO HABITAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Em primeiro lugar é importante que tenha a consciência que a Pandemia para além da grave crise de saúde pública, já causou e vai continuar a causar gravíssimos problemas ao nível da economia, com terríveis consequências na vida de muitas pessoas!

É fácil dizer que temos que ser fortes e valentes, que vai ficar tudo bem! Mas o que é certo é que não vai ser assim com muitas pessoas, infelizmente!

Ninguém sabe ou pode dizer que vai passar ao lado deste flagelo, porque não se vê e movimenta-se com muita facilidade!

Durante a última crise havia essencialmente um problema de capitais, nomeadamente ao nível da banca, em que não havia capacidade para financiar a economia, e também para quem queria comprar casa ou transferir o crédito habitação para outro banco com melhores condições.

Por enquanto esse problema não se coloca, pelo menos no que diz respeito ao crédito habitação, os bancos continuam muito interessados em fazer crédito habitação e muitos com campanhas de transferência, na captação de novos clientes.

Também relativamente às restrições de circulação das pessoas, os bancos têm vindo a implementar procedimentos para evitar ao máximo o contacto presencial.

Face ao atrás referido, este é o momento que muito provavelmente pode começar a poupar com o seu crédito habitação, ficando com mais alguns Euros no bolso para fazer face a eventuais surpresas desagradáveis que possam aparecer no futuro, esperemos que não, mas…

O QUE DEVO SABER PARA ALÉM DOS DADOS PESSOAIS E DA CASA?

  1. Que o spread nem sempre é o mais importante!
  2. Que os produtos associados, nomeadamente o Seguro de Vida, muitas vezes têm um impacto muito grande no valor que pode poupar!
  3. Que uma simulação não lhe garante nada, opte sempre por uma pré-aprovação!
  4. Que a opinião de um gestor bancário ou intermediário de crédito, não passa disso, de uma opinião, peça sempre uma pré-aprovação!
  5. Que uma pré-aprovação, não o vincula a nada, serve para tomar uma decisão com garantias.

O QUE É UMA PRÉ-APROVAÇÃO DE UM CRÉDITO HABITAÇÃO?

  1. Significa que foi feita uma análise de risco do seu crédito habitação, que se o valor de avaliação do imóvel for o que indicou e não existir nenhum incumprimento de crédito até ao dia da escritura, o crédito está aprovado nas condições expressas na FINE que lhe for apresentada.
  2. Esta pré-aprovação não tem custos e não o(a) vincula a nada, serve para saber ao certo as condições que cada banco lhe oferece e assim poder comparar e decidir com base em algo garantido.

COMO FAÇO UMA PRÉ-APROVAÇÃO PARA O MEU CRÉDITO HABITAÇÃO?

  1. Tem de entregar nos bancos ou a um intermediário de crédito a seguinte informação e documentação:
    • Documentos de identificação dos proponentes;
    • Recibos de vencimento e extratos bancários dos últimos 3 meses;
    • Declaração de entrega e respetiva nota de liquidação do último IRS entregue;
    • Declarações da relação laboral emitidas pelas entidades patronais (Por norma numa primeira fase basta que seja declarativo);
    • Escritura de compra da sua casa e respetivo documento complementar;
    • Valor de mercado aproximado da sua casa;
    • Informar se tem outros créditos ou entregar mapa de responsabilidades de crédito que pode obter no site do Banco de Portugal;

DEVO IR DIRETAMENTE AOS BANCOS OU OPTAR POR UM INTERMEDIÁRIO DE CRÉDITO?

  • Depende dos seus conhecimentos em literacia financeira e da disponibilidade que tem;
  • Atualmente a atividade de intermediação de crédito está regulada pelo Banco de Portugal, o que lhe deve oferece garantias de isenção e conhecimento;
  • Também em termos de tempo, vai poupar muito;
  • No que diz respeito a custos, os intermediários de crédito vinculados não podem cobrar qualquer valor por este serviço, porque recebem uma comissão do banco caso a operação seja realizada;
  • Digamos que um intermediário de crédito faz no crédito o que um mediador de seguros faz nos seguros;
  • Mas para saber mais sobre o que faz um intermediário de crédito pode clicar aqui

E PARA COMPRAR TODAS AS OPÇÕES E ESCOLHER A MELHOR?

  • Também aqui um intermediário de crédito pode ser uma grande ajuda;
  • Todos os bancos são obrigados a entregar uma FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia) com todas as condições aprovadas;
  • No entanto nessa FINE só constam para comparação os produtos comercializados pelo banco, se optar por fazer os seguros fora já se torna mais difícil a comparação;
  • O indicado é somar todos os custos que vai ter durante o contrato de crédito e depois então comprar;
  • Também aqui pode consultar o nosso artigo “Comparar taxas de juro no crédito habitação” ao clicar aqui

E VOU TER CUSTOS COM A TRANSFERÊNCIA DO CRÉDITO HABITAÇÃO PARA OUTRO BANCO?

  • Por norma não, mesmo em tempo de pandemia, alguns bancos continuam com campanhas de transferência do crédito habitação em que suportam os custos da transferência.

 

    SIMULE AQUI O SEU SEGURO DE VIDA DO CRÉDITO HABITAÇÃO:

    Fácil, grátis, sem compromissos e personalizado com as melhores condições

    Deixe o seu comentário

    Subscribe!