Na verdade pode e deve fazer a escolha da seguradora onde vai fazer o seguro de vida antes de contratar o crédito habitação, porque conforme refere a lei 222/2009 nenhum banco pode obrigar o cliente a contratar o seguro de vida no banco para lhe atribuir crédito!

Muitas vezes os clientes são pressionados pelos funcionários bancários a contratar o seguro no banco porque, embora não seja obrigatório, as directrizes que recebem dos seus superiores e os objectivos que estes lhes impõem, quase que se vêm obrigados a fazê-lo!

Mesmo que com prejuízos para o cliente que vai contratar esse seguro de vida associado ao crédito habitação, o grande objectivo é conseguir o crédito para realizar o sonho de ter “aquela casa” no menor tempo possível, aí o futuro proprietário nem quer saber se vai pagar mais 20 ou 30 euros por mês, conforme o caso, o que lhe importa é despachar o processo!

Errado! Durante o processo há mais que tempo para fazer a escolha certa, muitas vezes consegue-se obter a apólice mais rápido fora do banco que no banco e assim poupar uns milhares de euros durante o prazo do contrato de crédito.

Simular Seguro de Vida

Na realidade se entregar o processo a um especialista em negociação de crédito com o banco, como por exemplo um consultor financeiro, este para além de ter um conhecimento mais profundo da situação, tem uma relação privilegiada com o banco por vários motivos:
  • O funcionário bancário sabe que tem pela frente alguém que sabe da “poda”;
  • O consultor financeiro encaminha vários processos de crédito para o banco e isso tem interesse para o banco;
  • A capacidade de negociação do consultor financeiro é superior à do cliente comum;
  • O consultor financeiro consegue facilmente avaliar a operação no seu todo e perceber se é vantajoso para o cliente contratar o seguro de vida no banco;
  • O consultor financeiro trabalha com vários bancos e companhias de seguro, o que lhe permite oferecer a melhor opção a quem vai contratar um crédito habitação ou um seguro de vida.

Mas se já tem crédito habitação com seguro de vida, se for melhor para si transferir o seguro de vida para uma seguradora que lhe ofereça melhores condições, pode fazê-lo em qualquer altura, desde que coincida com uma data de pagamento de um qualquer recibo.

Hoje a lei dos seguros diz que os seguros só são válidos quando pagos, logo se deixar de pagar uma apólice esta anula por falta de pagamento.

Mesmo que a companhia ou banco lhe digam que só pode transferir no vencimento, não se deixe levar, o banco é obrigado a anular a autorização de débito, se existir, desde que lhes seja apresentada uma apólice com, no mínimo as garantias e capitais definidos de comum acordo entre o banco e o cliente quando fizeram a escritura.

No entanto sugerimos que dê 30 dias ao banco para validar a nova apólice e substituir a antiga no processo.

SIMULE AQUI O SEU SEGURO DE VIDA DO CRÉDITO HABITAÇÃO:

O seu nome (campo necessário)

O seu email (campo necessário)

O seu contacto telefónico (campo necessário)

A sua data de nascimento (campo necessário)

A data de nascimento da segunda pessoa segura (caso exista)

Valor actual do financiamento (campo necessário)

Fácil, grátis, sem compromissos e personalizado com as melhores condições

 

Deixe o seu comentário

Subscribe!