Para sabermos qual é o melhor seguro de vida do crédito habitação temos que enquadrar bem a questão!

Podemos estar a falar em termos de coberturas, percentagem de capital seguro, preço ou credibilidade da companhia de seguros.

Na nossa opinião deve-se efectuar um enquadramento personalizado de cada situação concreta, porque cada caso é um caso diferente, mesmo se pensarmos que o que faz sentido é encontrar o equilíbrio entre estes quatro pressupostos!

Coberturas

Se a cobertura de morte está sempre presente, no que diz respeito a coberturas de invalidez existem dois tipos de cobertura padrão denominadas por invalidez absoluta e definitiva (IAD) e invalidez total e permanente (ITP).

E é no tipo de invalidez que contrata que faz toda a diferença na segurança e garantia que está a adquirir.

A absoluta e definitiva (IAD) só serve para quando estamos num estado de invalidez extrema totalmente dependente de terceiros para exercer as funções básicas da vida, como comer, andar, fazer a higiene pessoal, como é vulgar dizer-se em estado vegetativo.

A total e permanente (ITP) já é muito mais abrangente, no entanto a guerra dos preços tem levado a que tenha aparecido no mercado algumas variantes desta cobertura.

A base e original é que em caso de invalidez superior a 66% para a profissão ou outra actividade similar, sem hipótese de recuperação, o seguro é accionado e a casa fica paga.

Como referimos a trás, têm aparecido variantes desta cobertura, referimos a baixo algumas:

  • As companhias especialistas em seguros de vida têm vindo a melhorar este produto, com a diminuição do grau de invalidez e associação de benefícios, como por exemplo a Real Vida Seguros que possibilita a escolha de 60 ou 65% de grau de invalidez e ainda oferece a possibilidade de um excedente de capital para filhos menores, ou a April, Metlife e Tranquilidade que também têm a possibilidade de escolher 60% de invalidez para a profissão ou actividade similar;
  • Depois temos outros casos como a Ocidental Seguros que faz os seguros de vida do Millenniumbcp que o nível de invalidez é 66% e é para qualquer profissão, o que limita muito a possibilidade de activação do seguro. Aqui pode-se e deve-se colocar a questão: quando é que estamos incapazes de exercer qualquer profissão?
  • Depois existem ainda algumas denominações diferentes, e percentagens superiores que na prática servem para diminuir o preço retirando níveis de cobertura, embora, julgamos nós, por falta de credibilidade estes produtos têm vindo a desaparecer, mas nada como estar atento.

Simular seguro de vida

Percentagem de capital seguro

  • Infelizmente a guerra dos preços nem sempre leva às melhores práticas e aqui os bancos nem sempre ficam bem na fotografia, nem no dever de proteger os seus clientes, porque embora nas letras pequenas esta referido que o valor de seguro proposto não seja para 100% do capital financiado para cada pessoa segura, o que é certo é que em muitos casos o cliente não sabe porque não lhe é explicado.

Preço

  • Fazer o seguro de vida do crédito habitação numa companhia de seguros especialista fora do banco na esmagadora maioria dos casos é mais barato, no entanto como este é um negócio muito apetecível para os bancos, o que acontece é que por vezes os spreads têm bonificações por o seguro ser feito no banco. Aqui nada como fazer contas e ver se compensa.
  • Por vezes chega a ser preferível transferir o crédito habitação para outro banco por causa da bonificação.

Credibilidade da Seguradora

  • Partindo do principio que os seguros são uma forma de manter o equilíbrio económico e financeiro na sociedade, as companhias de seguros a operar em Portugal passam por um crivo de pressupostos que nos garante que todas estarão em condições de assumir as suas responsabilidades;
  • Mesmo que não concordemos com o parágrafo anterior, o que é certo é que o seguro de vida do crédito habitação é muito importante na vida das pessoas e não é muito complexo de analisar sinistros, as coisas estão claras e bem definidas;
  • Hoje com a internet consegue-se ter muita informação sobre as organizações, e as companhias de seguro não são excepção.

Terminamos como começamos, reafirmamos que cada caso é um caso e não é possível determinar qual é a melhor companhia de seguros para todos os casos, porque não há casos iguais e nenhuma companhia que consegue ser a melhor sempre.

Se tem seguro de vida associado ao crédito habitação e quer saber se pode melhorar a sua situação o melhor é recorrer a um especialista isento, que trabalhe com várias companhias de seguro, que lhe ofereça o estudo do seu caso concreto.Poupe no Seguro de Vida do Crédito

SIMULE AQUI O SEU SEGURO DE VIDA DO CRÉDITO HABITAÇÃO:

O seu nome (campo necessário)

O seu email (campo necessário)

O seu contacto telefónico (campo necessário)

A sua data de nascimento (campo necessário)

A data de nascimento da segunda pessoa segura (caso exista)

Valor actual do financiamento (campo necessário)

Fácil, grátis, sem compromissos e personalizado com as melhores condições

 

Deixe o seu comentário

Subscribe!