A diferença entre o segurado e o tomador num seguroAssim de uma forma simples a diferença entre o segurado e o tomador num seguro é que o segurado ou pessoa segura é sobre quem é feito o seguro, e o tomador é o responsável pelo pagamento dos prémios.

Na maior parte das apólices de seguro emitidas no nosso país o tomador do seguro e o segurado são a mesma pessoa ou entidade, logo, nesses caso esta questão não se aplica.

Quando uma proposta de seguro é enviada à seguradora em que o tomador é diferente do segurado, ambos têm de ir devidamente identificados, sendo que o risco é analisado em função das características do segurado.

Por exemplo no caso dos seguros de vida, acontece por vezes alguém segurar a vida de outro por interesses colaterais, nomeadamente quando os rendimentos do segurado têm um impacto significativo na vida do tomador, o tomador paga o prémio e pode ser o beneficiário em caso de sinistro.

Existe também o caso dos seguros de acidentes pessoais para crianças em que o segurado é a criança e quem tem a responsabilidade de pagar o prémio enquanto tomador do seguro é o pai ou a mãe.

Outra situação que pode existir são, nomeadamente, nos seguros de vida, acidentes pessoais ou saúde, quando existem mais que uma pessoa segura, os segurados, também só um deles, se bem que possa ser outra entidade, é identificado como tomador do seguro.

No caso dos seguros de vida associados ao crédito habitação quando existem duas pessoas seguras e o banco é o beneficiário, o tomador normalmente é um dos intervenientes no crédito que também é segurado juntamente com o outro interveniente, na maior parte das vezes o conjugue, e em caso de sinistro a companhia de seguros paga o valor em divida ao banco sendo o remanescente pago a quem foi indicado na proposta de seguro que serviu para emissão da apólice.

O seu nome (campo necessário)

O seu email (campo necessário)

O seu contacto telefónico (campo necessário)

A sua data de nascimento (campo necessário)

A data de nascimento da segunda pessoa segura (caso exista)

Valor actual do financiamento (campo necessário)

Fácil, grátis, sem compromissos e personalizado com as melhores condições do mercado