Negociar o Spread no Crédito Habitação

Negociar o spread do crédito habitação

Quando se fala em Crédito Habitação umas das coisas que mais preocupa quem o vai contratar ou já o tem, é o valor do spread.

E efetivamente é um dos dados a ter em conta na contratação de um Crédito Habitação, porque vai influenciar o seu custo, quer numa perspectiva mensal, anual ou na duração de todo o contrato.

E como uma boa gestão financeira, também é saber como se poupa, no caso do crédito Habitação, é muito importante entender o que é, e como funciona o Spread, para poder obter as melhores condições para o seu.

E o que é o Spread?
    • Assim dito de uma forma simples é a margem de lucro do banco na taxa de juro do Crédito Habitação.
É igual para todos os clientes em todos os bancos?
    • Não, não é igual para todos os clientes, e não é igual em todos os bancos.
O que faz variar o spread num Crédito Habitação?
      •  Logo à partida a politica comercial de cada banco e a sua disponibilidade para exposição ao risco;
      • Quanto maior for o risco da operação, maior é o Spred, como por exemplo:
              • Quanto maior for a percentagem de financiamento face ao valor da casa, maior é o Spread;
              • Visto de outra perspectiva, com uma taxa de esforço mais baixa ou com um rendimento superior, menor é o Spread;
              • As duas situações podem surgir em simultâneo, e aí varia de banco para banco, qual delas tem mais peso no cálculo do spread;
              • Outra que tem um peso considerável é a situação laboral dos clientes, se tiverem contrato de trabalho efetivo, vai beneficiar no cálculo do spread.
              • Depois vêm as vendas facultativas, talvez o que mais peso tem, hoje em dia, no cálculo do Spread contratado.

As vendas facultativas, são produtos ou serviços que o banco sugere que o cliente adquira para ter em contrapartida uma bonificação no Spread Base.

Como o nome indica são facultativos, não podem influenciar a decisão do banco conceder o crédito ou não, mas podem influenciar o valor do Spread que o banco atribui à operação.

O melhor momento para negociar o Spread para o seu Crédito Habitação é antes de o contratar, levando em linha de conta os itens que referimos atrás.

Não quer dizer que não o pode renegociar, depois, mas vai ser muito mais difícil.

E nunca deve negociar só com um banco, nem que seja o banco de uma vida, porque os bancos não são todos iguais, e ao longo do tempo vão mudando de politica comercial, em função dos objetivos e desejo de posicionamento no mercado.

É verdade que nem sempre se tem disponibilidade para andar de banco em banco a fazer esse trabalho, mas o que é certo é que pode poupar muito com isso.

Mas, pode sempre recorrer aos serviços de um intermediário de crédito, que faz esse trabalho por si, sem custos, e com muito mais conhecimento desse, imenso, mercado de Crédito Habitação.

Se já tem Crédito Habitação e tem dúvidas se pode melhorar, pode sempre tentar a transferência para outro banco, o que por vezes até lhe dá mais vantagens na negociação.

 

SIMULAR CRÉDITO HABITAÇÃO

    Nome*
    E-mail*
    Telefone*
    Valor do Crédito
    Data de Nascimento
    Tipo do Crédito
    * Preenchimento necessário

    Leave a Comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *