Crédito Terreno e Construção de Moradia

Crédito para compra de Terreno e Construção

Por norma os bancos têm o produto disponível e dizem que fazem crédito para compra de terreno e construção da casa dos seus sonhos, mas na prática este é um processo muito difícil de concretizar.

Existem dois fatores determinantes nesta dificuldade:

  • Começa logo na questão da viabilidade financeira, ou seja, na análise de risco dos bancos, porque para aceitarem este tipo de risco, o cliente tem que ter muito boas condições;
  • E em termos técnicos, porque na maior parte das situações não existe projeto aprovado, logo não há orçamento para construção, nem forma de o banco valorizar a construção depois de pronta.

Quando não existe projeto de construção aprovado na respetiva Câmara, o banco nunca financia o valor de construção porque não se sabe o que vai ser construído, e em alguns casos, quando o cliente apresenta condições, faz o financiamento, só para aquisição do terreno, dizendo que depois do projeto aprovado, se trata do financiamento para construção!

ATENÇÃO, muita atenção com esta situação, por dois motivos principais:

  1. O cliente vai ter que ficar sempre com capitais próprios para fazer o projeto, dar entrada do mesmo na Câmara, levantamento da licença de construção e na maioria da vezes para inicio de obra;
  2. E não menos importante, ter a noção de que o que tem aprovado e garantido é a aquisição do terreno, porque depois a construção é um processo novo, com alguns contornos específicos, não só porque tem que ser submetido novamente a análise de risco, mas também porque o crédito do terreno tem que ser anulado para ser realizado um especifico para construção.

Quando falamos de o cliente ter muito boas condições, falamos de risco baixo para o banco, como por exemplo:

  • Capitais próprios na ordem dos 30 a 50% do valor do terreno;
  • Rendimentos estáveis e que comportem uma taxa de esforço inferior a 30%;
  • Relação laboral estável e efetiva;

Não há dúvidas que construir a nossa casa tem muitas vantagens, desde podermos fazer a nosso gosto, mas muito importante porque o investimento é muito menor que comprar já construída.

Não queremos, de maneira nenhuma desencorajar, quem quer que seja, mas a experiência diz-nos que se o processo não for bem conduzido pode trazer frustração, bloqueios e prejuízos irreparáveis.

SUMILE AQUI O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

    Nome*
    E-mail*
    Telefone*
    Valor do Crédito
    Data de Nascimento
    Tipo do Crédito
    * Preenchimento necessário

    Leave a Comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *